Os ligamentos trabalhem em conjunto com os meniscos, e freqüentemente nas lesões agudas, ocorre comprometimento de mais de uma estrutura. Nas lesões de ligamentos, podemos observar estiramento com ou sem instabilidade do joelho ou ruptura completa do mesmo.
Essas lesões acontecem muito comumente em atividades esportivas, quando o pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. O indivíduo pode sentir o estiramento/ruptura do ligamento, e é incapaz de continuar a atividade que estava praticando. Alguns ligamentos são lesados mais freqüentemente do que outros, e cada um requer um tipo específico de tratamento.
O paciente apresenta forte dor e pode mostrar também espasmos musculares. Em alguns casos, há derramamento de sangue dentro do espaço da articulação, uma situação chamada hemartrose. O médico sempre deve pesquisar uma possível lesão de menisco associada. Existe também a possibilidade de o comprometimento do ligamento ser crônico e o indivíduo conta que o joelho às vezes não completa o movimento. Freqüentemente, nesses casos, esses pacientes não procuram o médico logo que os sintomas iniciam-se, mas quando surgem outros sintomas como fraqueza muscular e piora da capacidade para andar.
O tratamento indicado, como já dissemos, vai depender do ligamento lesado e da gravidade da lesão. Pode ser necessária reconstrução cirúrgica, especialmente em atletas. O processo de reabilitação, após a cirurgia, é de extrema importância para garantir a mobilidade completa da articulação. A grande maioria dos casos atinge recuperação completa ou quase completa da movimentação normal do joelho.
___________________________________________________________________
Então, devido a um acidente ocorrido na quinta-feira a noite e após consulta com um clínico ortopédico no Hospital São Lucas, esse acredita que o resultado da queda será esse: um procedimento cirúrgico.
Fazendo jus ao título dessa postagem e sendo coerente com meus sentimentos, tenho Medo! Medo da cirurgia, do resultado dela, suas consequências, como será minha vida após tudo isso! Para tentar fugir desses súbitos pensamentos, me afundei no trabalho e na faculdade, pensei que se eu não pensasse sobre, talvez a possibilidade cirúrgica desaparecesse...Sei que devido a minha agonia de não saber lidar com isso, machuquei e/ou magoei algumas pessoas, mas o que posso fazer? Tenho medo. Reação normal de qualquer ser humano, como também errar e saber pedir desculpas.
Não citando nomes, mas peço desculpas àquelas pessoas que foram vítimas do meu stress.
[Única postagem de desabafo, juuuro!!!]

